Zambelli presa: afinal, cidadãos italianos, como a deputada, podem ser extraditados para o Brasil?

0

Carla Zambelli fala na Câmara

Crédito, Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Legenda da foto, Zambelli anunciou saída do Brasil e disse que se sentia protegida por sua cidadania italiana

    • Author, Leandro Prazeres*
    • Role, Da BBC News Brasil em Brasília

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/7), na Itália, pela polícia italiana. A Polícia Federal confirmou a prisão de Zambelli em nota divulgada à imprensa.

“Autoridades italianas prenderam na tarde desta terça-feira (29/7), em Roma, uma brasileira que se encontrava foragida no país. A medida é resultado de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, a Interpol e agências da Itália”, disse a PF.

A deputada estava no país desde que deixou o Brasil, em junho, após ter sido condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter supostamente ordenado a invasão do sistema de mandados judiciais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o auxílio do hacker Walter Delgatti. Ela nega seu envolvimento no crime e diz ser perseguida política.

Em um vídeo, o advogado de Zambelli, Fábio Pagnozzi, disse que a parlamentar teria se entregado às autoridades italianas. No vídeo, Zambelli aparece afirmando que não pretende voltar ao Brasil para cumprir qualquer pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *