Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente “não é desonesto”

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (15), ao comentar o pedido de condenação apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), informa o g1. A declaração foi feita na Casa Branca, em resposta a perguntas de repórteres.

“O presidente Bolsonaro é um bom homem. Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e sei que sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo brasileiro. Ele lutou muito pelo povo brasileiro”, afirmou Trump.

O norte-americano ainda comentou negociações comerciais feitas durante o período em que ambos estavam no poder. “Ele negociou acordos comerciais contra mim em nome do povo brasileiro, e foi muito duro, e foi duro porque queria fazer um bom negócio para o seu país. Ele não era um homem desonesto, e acredito que isso seja uma caça às bruxas e que não deveria estar acontecendo. Eu sei disso”, disse.

Trump também comentou a relação pessoal com Bolsonaro e reforçou seu posicionamento. “Veja, ele não é como se ele fosse meu amigo. Ele é alguém que eu conheço, e sei que ele representa milhões de pessoas, brasileiros, são ótimas pessoas, e ele ama o país, e lutou muito por essas pessoas, e eles querem prendê-lo. E eu acho que isso é uma caça às bruxas, e acho muito lamentável.”

As declarações acontecem no momento em que a relação entre os dois países enfrenta tensões. Recentemente, o governo dos Estados Unidos anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que, segundo Trump, está relacionada ao tratamento dado pelo Judiciário brasileiro a Bolsonaro e a empresas de tecnologia americanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *