Trump e Gaza: como aliados dos EUA forçam mudanças no território

0

Quatro homens - o presidente da França, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney; o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer - posam para foto com montanhas ao fundo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O presidente da França, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney; e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, manifestaram sua intenção de reconhecer oficialmente o Estado palestino

    • Author, Tom Bateman
    • Role, Da ONU (Nova York, EUA) para a BBC News

O Canadá se uniu à França e ao Reino Unido e anunciou seus planos de reconhecimento do Estado palestino. Enquanto isso, os Estados Unidos seguem firmemente defendendo Israel.

Mas será que o presidente americano, Donald Trump, tem um plano de longo prazo para o futuro da Faixa de Gaza?

De todo o histórico recente de declarações sobre o Oriente Médio, talvez esteja menos presente na memória coletiva um pronunciamento feito em Tóquio, no Japão, durante uma reunião do G7 (o grupo dos países mais poderosos do mundo), em novembro de 2023.

O então secretário de Estado americano Antony Blinken descreveu uma série de princípios para o “dia seguinte”, após o término da guerra em Gaza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *