Sebastião Salgado: 10 fotos que contam sua intensa relação com Amazônia

0

Ino Tamashavo mostra os colares típicos dos marubo e seu pássaro de estimação

Crédito, Sebastião Salgado | Taschen

Legenda da foto, Livro e exposição reúnem imagens feitas desde os anos 1990; Na foto, Ino Tamashavo mostra os colares típicos dos marubo e seu pássaro de estimação

Por trás das belas imagens em preto e branco de montanhas, rios e da floresta amazônica — e dos retratos de 12 das 305 etnias indígenas presentes na região apenas no Brasil — Sebastião Salgado documentou histórias de garimpo ilegal, conflitos com madeireiros, garimpeiros e autoridades locais, mortes por falta de atendimento médico e episódios de perseguição.

Salgado dedicou sete anos ao projeto Amazônia, transformado em livro (ed. Taschen) e exposição internacional — que passou por Londres, Roma, Paris e São Paulo.

Infografico mostra regiões que fotógrafo visitou

“Os brasileiros têm que saber quem é a Amazônia e quem são esses indígenas, seus nomes. O brasileiro tem que começar a olhar, ver, refletir e tomar posição. Aquilo tudo ali é nosso. Então temos que tomar conta da casa”, afirmou à BBC News Brasil a arquiteta Lélia Wanick Salgado, curadora da exposição e parceira do fotógrafo, em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *