Saunas e banhos de gelo fazem bem à saúde?

0

Homem em uma sauna

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Tradição finlandesa de alternar saunas com mergulhos em águas geladas está se espalhando pelo mundo

  • Author, Erika Benke
  • Role, BBC Future

Às vezes me pergunto por que faço essas coisas com meu corpo. Tinha acabado de correr no inverno em um parque congelado na cidade finlandesa de Oulu. A temperatura do ar era de -15 °C. A 170 km ao sul do Círculo Polar Ártico, este é possivelmente a corrida organizada em parque mais ao norte do mundo.

Menos de uma hora depois, entrei em uma sauna — uma sala de madeira com iluminação suave, onde o calor intenso emanava de um enorme fogão a lenha. O termômetro marcava 85 °C.

Enquanto eu suava em bicas, um frequentador jogou uma concha de água sobre as pedras quentes do fogão para fazer “löyly” — palavra finlandesa que descreve uma rajada repentina de vapor quente que atravessa o ar. A sensação é intensa, quase um choque. O calor penetrava fundo na pele e nos músculos, dissolvendo qualquer tensão.

Mas aquilo não era suficiente para mim. Saí da sauna para o ar gelado, com vapor subindo do meu corpo, e desci por uma escada coberta de gelo até as águas gélidas do rio Oulu, com cerca de 1 °C. A dor foi lancinante, como se milhões de agulhas espetassem minha pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *