‘Resistência de Lula dá resultados e Trump atenua tarifas ao Brasil’, diz agência americana Bloomberg

0

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva gesticula ao assinar uma lei que proíbe testes de cosméticos em animais, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 30 de junho de 2025.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Algumas das maiores exportações do Brasil para os EUA, de aeronaves civis a suco de laranja, não sofrerão aumentos além da taxa de 10% imposta anteriormente, diz Bloomberg

    • Author, Luiz Fernando Toledo
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres

A resposta “desafiadora” do presidente Lula à tarifa imposta pelo governo Donald Trump de 50% sobre produtos brasileiros foi validada na quarta-feira (31/7), com mercados e empresas “respirando aliviados com a longa lista de isenções às taxas”, diz a agência americana Bloomberg.

Decreto de Trump divulgado na quarta-feira detalha 694 produtos específicos isentos. Em geral, minerais, produtos energéticos, metais básicos, fertilizantes, papel e celulose, alguns produtos químicos e bens para aviação civil estão isentos da tarifação adicional.

Na terça-feira (29/7), o secretário de Comércio dos Estados Unidos abriu possibilidade de tarifa zero para produtos agrícolas que os americanos não cultivam — algo que seria aplicado a todos os parceiros comerciais, não apenas o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *