Ransomware: como uma senha fraca permitiu que hackers falissem empresa de 158 anos

0

Uma pessoa de capuz e luvas sentada diante de um laptop, digitando. A tela do laptop exibe um campo de senha preenchido com asteriscos vermelhos. O fundo mostra um mapa digital da Europa e várias linhas de código, sugerindo um tema ligado à segurança cibernética

    • Author, Richard Bilton
    • Role, BBC Panorama

Acredita-se que uma única senha tenha sido suficiente para que uma gangue de ataque cibernético do tipo ransomware destruísse uma empresa de 158 anos — e deixasse 700 pessoas sem emprego.

A KNP, empresa de transportes de Northamptonshire, é apenas uma das dezenas de milhares de empresas do Reino Unido que foram alvo de ataques deste tipo.

Grandes companhias, como M&S, Co-op e Harrods, foram atacadas nos últimos meses. O CEO da Co-op confirmou na semana passada que todos seus 6,5 milhões de usuários tiveram seus dados roubados.

No caso da KNP, acredita-se que os hackers conseguiram entrar no sistema de computador adivinhando a senha de um funcionário e, em seguida, criptografaram os dados da empresa e bloquearam seus sistemas internos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *