Quem foi Hurrem Sultan, a mulher mais poderosa do Império Otomano

0

Retrato de Roxelana (Haseki Hurrem Sultan, 1506-58) na Sotheby's, em Londres, em 22 de outubro de 2021

Crédito, Michael Bowles/Getty Images

Legenda da foto, Acredita-se que este retrato de Hurrem Sultan data do final do século 16 ou início do século 17 — ele foi exibido na casa de leilões Sotheby’s em Londres em 2021

  • Author, Hilken Dogac Boran
  • Role, BBC News Turkish

Considerada a mulher mais influente do Império Otomano, Hurrem Sultan, a amada esposa de um dos governantes mais poderosos da história, Solimão, o Magnífico, é uma figura enigmática, que desperta fascínio mais de quatro séculos após sua morte.

Também conhecida como Roxelana, Hurrem Sultan não foi apenas uma concubina ou esposa. Ela teve uma jornada extraordinária, saindo da escravidão para o auge da influência imperial, tornando-se uma presença transformadora que reformulou o cenário político da corte otomana do século 16.

O Império Otomano dominou o sudeste da Europa, o oeste da Ásia e o norte da África do século 14 ao início do século 20. Ele é considerado um dos maiores e mais duradouros impérios da história.

De acordo com muitos historiadores, o “sultanato das mulheres” — período durante o qual as mulheres da realeza exerceram uma influência sem precedentes no governo otomano — começou com a ascensão de Hurrem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *