Quem foi frei Leão, o principal companheiro de São Francisco que pode ter inspirado o nome de Leão 14

0

Em pintura de 1297 feita por Giotto, está a representação do momento em que São Francisco e seus seguidores, entre os quais Frei Leão, obtêm do papa da época a confirmação das regras para sua nova ordem

Crédito, Domínio Público

Legenda da foto, Em pintura de 1297 feita por Giotto, está a representação do momento em que São Francisco e seus seguidores, entre os quais Frei Leão, obtêm do papa da época a confirmação das regras para sua nova ordem

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

“Tu te lembras, pai Francisco? Este indigno que pega hoje a pena a fim de narrar a tua crônica era humilde e feio mendigo no dia de nosso primeiro encontro. Humilde e feio, cabeludo da nuca às sobrancelhas, tinha a fisionomia coberta de pelos e o olhar amedrontado. Em vez de falar, balia feito carneiro, e tu, para ridicularizar minha feiura e humildade, me apelidaste de Irmão Leão.”

Este é o primeiro parágrafo do livro O Pobre de Deus, a biografia ficcional de São Francisco de Assis escrita pelo grego Nikos Kazantzakis (1883-1957). O personagem que narra o texto é frei Leão, uma figura que realmente existiu entre os primeiros seguidores do religioso italiano e que, segundo pesquisadores, teria sido seu principal companheiro e confidente.

Doutor em teoria e história literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) justamente estudando textos de São Francisco, o pesquisador Thiago Maerki ressalta à BBC News Brasil que há apenas dois escritos conhecidos atribuídos ao santo de próprio punho que teriam sobrevivido ao tempo: uma oração e uma carta, ambos destinados a frei Leão.

“Então a gente percebe o carinho e admiração que ele tinha por Leão”, diz o pesquisador, que é membro associado da Hagiography Society, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *