Preta Gil: cantora morre aos 50 anos
Crédito, Instagram/Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20/7) aos 50 anos após complicações de um câncer no intestino.
Filha do cantor Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, Preta estava nos Estados Unidos fazendo tratamentos experimentais contra a doença, inicialmente descoberta em janeiro de 2023.
Ela deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria.
Em agosto de 2023, a cantora anunciou que seu câncer havia se espalhado por quatro pontos.
Em maio desde ano, Preta viajou para os Estados Unidos para um tratamento em fase de estudos.
A previsão era de que o tratamento continuasse até agosto.
Descoberta do câncer
Em meio ao tratamento contra o câncer, Preta Gil revelou em suas redes sociais que estava usando uma bolsa de colostomia definitiva.
O item, acoplado no corpo após uma cirurgia, permite que as fezes e gases sejam eliminados do intestino grosso diretamente para a bolsa coletora que fica fixada no abdômen.
“Eu estou me acostumando com a minha bolsinha de colostomia. Dessa vez, eu tive que colocar uma bolsinha definitiva, e não provisória, como foi a do ano passado”, afirmou a cantora, internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).
“Vou ficar para sempre com essa bolsinha e sou muito grata a ela. E as enfermeiras de ileostomia [procedimento de abertura no intestino delgado] estão me dando aulas e dicas de como será em casa”, disse, em vídeo postado em suas redes.
No mesmo ano, a cantora fez uma cirurgia para a retirada de parte do intestino grosso devido aos tumores e usou uma bolsa de colostomia temporária.
O item foi retirado no mesmo ano, após a cantora anunciar que o câncer estava em remissão.
No entanto, meses depois, Preta revelou que, durante exames de rotina, descobriu que o câncer havia voltado.
Em 2024, ela precisou amputar o reto como parte do tratamento.
Em 29 de dezembro, foi submetida a um novo procedimento cirúrgico, que durou 21 horas, e removeu novos tumores do intestino grosso.
* Com reportagem de Simone Machado.