Prefeito Sandro Mabel lança Projeto Eco Escolas e incentiva reciclagem nas unidades de ensino

0

O prefeito Sandro Mabel, por meio do Consórcio Limpa Gyn e da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou, na manhã desta terça-feira (5/8), o projeto Eco Escolas: Reciclando Ideias, que promove a educação ambiental na Rede Municipal de Ensino, com foco na coleta seletiva, na conscientização ecológica e premiação por desempenho. O evento de lançamento foi realizado na Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, no Setor Morada do Sol, com a presença de estudantes, professores, gestores e autoridades.

Com o slogan “Reciclando ideias para transformar o futuro”, o projeto prevê a instalação de quatro bags de 2m³ em cada uma das 30 escolas selecionadas para participar do projeto. Os recipientes serão utilizados para a separação de resíduos recicláveis (como papel, plástico, alumínio e eletrônicos) coletados não apenas pelos alunos, mas por toda a comunidade escolar. A cada bag cheia, a escola recebe um ticket. Ao atingir a marca de 100 tickets, a unidade escolar será premiada com um tablet, ou dispositivo similar, incentivando o engajamento coletivo e a cultura da reciclagem.

Para o prefeito Sandro Mabel, o projeto vai além da coleta de resíduos – é uma ação pedagógica com potencial transformador. “A infância é uma só. Ela passa, e não volta. Por isso, precisamos ensinar desde cedo a importância de separar o lixo, de reciclar, de preservar o meio ambiente. É isso que queremos com o Eco Escolas: ensinar, cuidar da cidade e envolver toda a comunidade num esforço contínuo de educação e responsabilidade ambiental”, afirmou Mabel. Ele destacou que a iniciativa integra o programa Goiânia Limpa: Educação em Ação, lançado em fevereiro deste ano, como resposta direta aos desafios ambientais da capital, como o descarte irregular de resíduos e a sobrecarga dos aterros.

A diretora da escola anfitriã, Sandra Araújo, celebrou a chegada do projeto, destacando o impacto positivo, tanto na educação dos estudantes, quanto na logística escolar. “Temos aqui mais de 1.200 alunos. O que gastamos com sacos de lixo é muito, porque cada turma produz muito resíduo diariamente. Agora, vamos economizar e ainda contribuir com o meio ambiente. É uma mudança concreta, que une teoria e prática”, explicou. Sandra também destacou o envolvimento da comunidade local, inclusive com a participação de feirantes da região, que se comprometeram a destinar seus resíduos recicláveis à escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *