Petróleo na Margem Equatorial: Ibama aprova última etapa de testes antes de possível liberação

0

Navio com logo da Petrobras e mata atrás

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Um navio da Petrobras no litoral de São Paulo; simulações na Margem Equatorial vão envolver navios e helicópteros, diz empresa

  • Author, Leandro Prazeres e Mariana Alvim
  • Role, Da BBC News Brasil em Brasília e São Paulo

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou nesta segunda-feira (19/05) um plano de prevenção a emergências proposto pela Petrobras como parte de seu projeto para prospectar petróleo na bacia da foz do rio Amazonas, em águas profundas do Amapá.

Segundo a Petrobras, essa é a última etapa prevista no processo de licenciamento no Ibama para perfurar um poço exploratório na região da Margem Equatorial, a 500 km da foz do rio Amazonas e a mais de 160 km da costa.

“A aprovação (…) indica que o plano, em seus aspectos teóricos e metodológicos, atendeu aos requisitos técnicos exigidos e está apto para a próxima etapa: a realização de vistorias e simulações de resgate de animais da fauna oleada, que testarão, na prática, a capacidade de resposta em caso de acidentes com derramamento de óleo”, diz uma nota do Ibama.

O órgão destacou, porém, que a aprovação desta segunda-feira “não configura a concessão de licença para o início da realização da perfuração exploratória”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *