Parceria entre Prefeitura e Estado leva cidadania e acolhimento a pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com o Governo de Goiás, promoveu nesta quinta-feira, 31 de julho, a 10ª edição do projeto Dignidade na Rua, iniciativa que visa oferecer assistência integral a pessoas em situação de rua. Essa foi a primeira vez que o projeto foi realizado no município, consolidando a união entre os governos estadual e municipal para ampliar políticas públicas voltadas à população mais vulnerável.
“Essa parceria com o Governo de Goiás representa um avanço importante nas políticas sociais do nosso município. Estamos trabalhando para oferecer mais dignidade, oportunidades e acolhimento a quem mais precisa e essa ação é o início de um conjunto de iniciativas que vamos ampliar para garantir mais inclusão e qualidade de vida para todos”, destacou o prefeito Leandro Vilela.
O evento foi realizado na unidade do Centro POP, no Setor dos Afonsos, e atendeu mais de 200 pessoas, que puderam acessar serviços como emissão de documentos, encaminhamento para vagas de emprego, cursos profissionalizantes, doação de roupas, calçados e alimentos, além de assistência médica, atendimento jurídico e psicológico.
Idealizado pelo Goiás Social e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), o projeto Dignidade na Rua foi criado em 2022 e já beneficiou mais de 1.700 pessoas em diferentes cidades goianas. De acordo com o titular da Seds, Wellington Matos, Aparecida de Goiânia foi escolhida pela sua estrutura e pelo apoio imediato da prefeitura. “Já tentamos trazer essa ação outras vezes, mas agora, com o prefeito Leandro e toda a equipe da prefeitura, conseguimos realizar a primeira edição aqui. Esse é o início de uma trilha de superação, e a cidade demonstrou total compromisso com essa pauta”, pontuou.