Para Geração Z, crescer na carreira é a maior prioridade
Um estudo realizado com mais de 32 mil colaboradores da JBS revelou que cerca de 60% dos jovens de 15 a 30 anos priorizam oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional ao escolher uma empresa, superando salário e benefícios. A pesquisa, feita em março de 2025, mostrou que essa geração valoriza ambientes que ofereçam aprendizado contínuo, reconhecimento e conexão com propósito. O levantamento destacou ainda que os jovens admiram líderes que reconhecem seu trabalho e demonstram empatia, e que almejam crescer profissionalmente enquanto geram impacto social positivo.
Com cerca de 40% de sua força de trabalho composta pela Geração Z, a JBS tem investido fortemente em programas estruturados de capacitação e desenvolvimento, como o Programa Evoluir, voltado a jovens de 18 a 23 anos, e o Germinare VET, que forma futuros líderes nas áreas de veterinária e produção. Outro destaque é o Programa Master de Produção, voltado à promoção interna. Mais de 500 jovens aprendizes participam atualmente das iniciativas do Instituto J&F em 11 unidades da empresa no país.
Um exemplo concreto do sucesso dessas ações é Letícia Maria Ferreira Silva, que iniciou sua trajetória na JBS Couros de Itumbiara (GO) aos 16 anos como Jovem Aprendiz e, aos 23, tornou-se Supervisora de Qualidade. Ao longo do caminho, participou de treinamentos e do Programa Upgrade, que a capacitou tecnicamente e impulsionou sua promoção. Letícia destaca que o crescimento veio da combinação entre esforço próprio e as oportunidades oferecidas pela empresa, reforçando a importância da capacitação desde cedo.
A pesquisa “Jovens JBS” teve abrangência nacional e ouviu colaboradores de diferentes níveis hierárquicos. A JBS pretende usar os dados para aprimorar estratégias de retenção e engajamento, apoiando líderes no fortalecimento de equipes multigeracionais. Com presença em sete municípios de Goiás e mais de 6 mil colaboradores no estado, a empresa contribui com 2,5% do PIB goiano e é uma das maiores empregadoras do Brasil, com 158 mil funcionários no país e 280 mil no mundo.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 280 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 180 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.