Papa Leão XIV celebrou missa em paróquia da Zona Leste de SP em 2012
Robert Francis Prevost tem 69 anos, é agostiniano e tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país, onde foi nomeado bispo em 2015. Ele foi anunciado nesta quinta (8). Papa Leão XIV celebrou missa em SP
Dylan Martinez/Reuters; e Reprodução/Google Street View
O papa Leão XIV já celebrou uma missa em uma paróquia na Zona Leste de São Paulo em 2012, quando tinha um cargo de superior na Igreja Católica.
Quando ainda era padre, o norte-americano Robert Francis Prevost veio ao Brasil visitar uma comunidade agostiniana e aproveitou para congregar na Paróquia São Carlos Borromeu, no Belenzinho. A celebração aconteceu em 3 de dezembro daquele ano.
A informação foi confirmada por Dom Cícero Alves de França em entrevista nesta quinta-feira (8), dia em que houve o anúncio do novo papa.
“Passou, celebrou e visitou a comunidade. Mesmo através dos seus irmãos agostinianos, isso mostra que ele tem uma visão do Brasil — e também do mundo. Ele conhece o Brasil. É um dado importante”, comentou Dom Cícero.
Bispo auxiliar de São Paulo, Cícero contou que o pároco de São Carlos Borromeu relatou que, ao ficarem sabendo da notícia, fiéis passaram a visitar a paróquia porque o cálice usado por Leão XIV durante a eucaristia em 2012 permanece lá.
Quem é o novo papa
Robert Francis Prevost tem 69 anos, é agostiniano, considerado progressista e próximo de Francisco.
O novo papa, anunciado nesta quinta (8), também tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país, onde foi nomeado bispo em 2015.
Prevost é o primeiro papa da história da Igreja Católica nascido nos Estados Unidos — um país de maioria protestante. Ele já criticou políticas do governo de Donald Trump.
Após ser anunciado pelo cardeal Dominique Mamberti, Leão XIV apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e fez seu primeiro discurso como papa. Ele falou de paz e defendeu uma Igreja Católica missionária:
“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, disse Prevost em sua primeira fala como papa Leão XIV.
Leão XIV também sinalizou que pretende dar continuidade ao legado de Francisco:
“Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”.
Paróquia São Carlos Borromeu, no Belenzinho, Zona Leste de SP
Reprodução/Google Street View