Papa Francisco morreu sem sofrer e não havia nada que pudesse ser feito para salvar sua vida, diz médico

0


Sergio Alfieri, responsável pelo tratamento do pontífice durante a internação no Gemelli, revelou detalhes dos últimos momentos de Francisco em entrevistas a jornais italianos. Velório do Papa Francisco entra no 2º dia
O Papa Francisco morreu rapidamente na manhã de segunda-feira após um AVC inesperado, mas ele não sentiu sentir dor excessiva, e não havia nada que os médicos pudessem ter feito para salvar sua vida, disse o chefe da equipe médica do pontífice em entrevistas publicadas nesta quinta-feira (24).
AO VIVO: Acompanhe a despedida ao papa Francisco
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Sergio Alfieri, médico do hospital Gemelli, em Roma, supervisionou o tratamento do papa Francisco durante sua internação de mais de um mês entre fevereiro e março, quando Francisco enfrentava uma pneumonia nos dois pulmões.
Os detalhes foram divulgados em meio ao segundo dia de velório público na Basílica de São Pedro segue em seu segundo dia, com quase 50 mil fiéis já tendo ido ao local para prestar suas homenagens ao papa Francisco. O velório público se encerra às 14h desta sexta-feira, no horário de Brasília. (Leia mais abaixo)
Alfieri contou que recebeu uma ligação por volta das 5h30 da manhã (0h30 no horário de Brasília) de segunda-feira para ir rapidamente ao Vaticano, e chegou cerca de 20 minutos depois.
“Entrei nos aposentos dele e ele (Francisco) estava com os olhos abertos. Verifiquei que não havia problemas respiratórios. E então tentei chamá-lo pelo nome, mas ele não respondeu. Naquele momento, eu sabia que não havia mais nada a fazer. Ele estava em coma”, disse o médico ao jornal italiano “Corriere della Sera”.
Freira Geneviève Jeanningros se aproxima do caixão do papa Francisco
Alessandro Di Meo via AP
Em outra entrevista publicada pelo jornal “La Repubblica”, Alfieri contou que alguns funcionários presentes com o papa sugeriram levar o papa imediatamente de volta ao hospital. A agência de notícias italiana Ansa havia revelado nesta semana que os médicos presentes decidiram não chamar uma ambulância para o papa.
“Ele teria morrido no caminho”, disse o médico. “Fazendo uma tomografia teríamos um diagnóstico mais preciso, mas nada além disso. Foi um daqueles AVCs que, em uma hora, te levam embora”, completou.
Francisco tinha 88 anos e quase havia morrido durante a luta contra a pneumonia, mas sua morte foi um choque. No dia anterior, ele apareceu na Praça de São Pedro em um papamóvel aberto para saudar multidões entusiasmadas no Domingo de Páscoa, dando a entender que sua recuperação estava indo bem.
Velório público
Fiéis no velório de papa Francisco
REUTERS/Guglielmo Mangiapane
A Basílica de São pedro foi reaberta ao público que deseja se despedir do papa Francisco às 2h desta quinta (24), no horário de Brasília (7h no horário local). Este é o segundo dia do velório do pontífice que se encerra nesta sexta (25), às 14h também no horário de Brasília.
No primeiro dia da cerimônia, o fechamento da basílica teve que ser adiado em razão do grande número de fiéis que ainda estavam na fila. O fechamento oficial ocorreu por volta das 20h50, no horário de Brasília, quase duas horas depois do previsto. Durante a tarde, o Vaticano informou que mais de 20 mil pessoas já haviam passado pela Basília de São Pedro.
O funeral de Francisco será neste sábado às 5h.
O Vaticano informou na manhã desta quinta-feira (24) que um total de 48.600 fiéis já foram à Basílica de São Pedro para prestar homenagens ao papa Francisco desde o início do velório público, às 6h de quarta, no horário de Brasília.
O número divulgado pelo Vaticano corresponde entre as 11h de quarta e 8h30 desta quinta, no horário local (6h de quarta a 3h30 de quinta pelo horário de Brasília).
A grande fila para visitar o caixão do papa continua grande neste segundo dia de velório. No primeiro dia, as visitas se estenderam por quase duas horas além do horário previsto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *