O caso de amor gay por trás de crise na monarquia britânica no século 14

0

 Ian McKellen e James Laurenson  com figurino da peça se beijam no palco em uma foto em preto e branco

Crédito, Alamy

Legenda da foto, O beijo de Ian McKellen e James Laurenson no palco durante uma produção da peça em 1969, que foi ao ar pela BBC, foi o primeiro beijo gay exibido pela TV britânica

  • Author, Nick Levine
  • Role, Da BBC Culture

No início de março, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, a mundialmente famosa Companhia Real de Shakespeare (RSC, na sigla em inglês) lançou uma nova produção da peça teatral Edward II, de Christopher Marlowe (1564-1593).

Esta influente obra do século 16 sobre um monarca queer perseguido, apesar de ter sido escrita há mais de 430 anos, mantém notável relevância até hoje. Marlowe retrata um rei cuja autoridade e capacidade de governar é definitivamente prejudicada pelo seu relacionamento com outro homem.

Atualmente, os monarcas britânicos detêm apenas poder cerimonial, mas a homossexualidade declarada na família real britânica permanece extremamente rara.

Apenas Lorde Ivar Mountbatten, primo em segundo grau do rei Charles 3º, que disputa no momento o reality show americano The Traitors, é considerado “o primeiro membro da realeza declaradamente gay”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *