Navio do México bate na ponte do Brooklin em Nova York e deixa mortos; o que se sabe
Crédito, Getty Images
- Author, Jaroslav Lukiv
- Role, BBC News
Duas pessoas morreram e outras 19 ficaram feridas depois que um veleiro de treinamento da Marinha mexicana colidiu com a ponte do Brooklyn, em Nova York.
A polícia disse que o Cuauhtémoc, com 277 pessoas a bordo, perdeu a energia no sábado, quando o capitão estava manobrando a embarcação, forçando-a a se dirigir ao pilar da ponte no lado do Brooklyn.
As imagens mostram os mastros do navio cortando a ponte quando ele passou por baixo da estrutura. Os membros da tripulação estavam de pé sobre os mastros quando eles se quebraram e caíram no convés, segundo as autoridades.
Nick Corso, morador do Brooklyn, que testemunhou o acidente, disse que a área entrou em pânico. Havia “muitos gritos, alguns marinheiros pendurados nos mastros”, disse ele à AFP.
O prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, confirmou no X que duas pessoas morreram e dois dos 19 feridos estavam em estado crítico.
A ponte do Brooklyn não sofreu grandes danos e foi reaberta após uma inspeção preliminar.
A polícia disse que acreditava que “problemas mecânicos” e um corte de energia haviam causado a colisão.
A Guarda Costeira de Nova York disse que o Cuauhtémoc perdeu todos os três mastros. Todos os funcionários do navio foram contabilizados e ninguém caiu na água.
A multidão fugiu da beira da água quando o navio atingiu a ponte.
Outra testemunha, Kelvin Flores, disse à BBC que estava no trabalho quando viu o acidente.
Ele saiu para a rua e encontrou muita “comoção e caos”, com carros de bombeiros e policiais tentando chegar ao local, mas com as ruas congestionadas.
“Só de ver os danos reais, foi uma loucura”, disse ele. “Pessoas carregando macas… estavam tentando tirar os feridos de lá”.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse que estava profundamente triste com a perda de dois membros da tripulação no acidente.
O Cuauhtémoc foi rebocado do local após o acidente.
A embarcação, que mede 91 metros de comprimento e 12 metros de largura, de acordo com a marinha mexicana, navegou pela primeira vez em 1982.
Todos os anos ela parte ao fim das aulas na escola naval militar para concluir o treinamento dos cadetes.
Este ano ela deixou o porto mexicano de Acapulco em 6 de abril, segundo a marinha. Seu destino final era a Islândia.
A polícia disse que a altura do mastro do Cuauhtémoc era de 48,2 metros. O site do departamento de transportes de Nova York diz que a ponte tem um espaço livre de 135 pés em seu centro.