“Não aceitamos interferência ou tutela e ninguém está acima da lei”, diz Lula, em resposta a Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta segunda-feira (7) à declaração feita por Donald Trump em defesa de Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Em nota oficial, Lula deixou claro que o Brasil não aceitará interferência externa sobre suas instituições e que ninguém está acima da lei.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”, afirmou Lula no texto divulgado por sua assessoria. A resposta vem após Trump classificar os processos contra Bolsonaro como injustos e afirmar que ele deveria ser julgado apenas nas urnas. Em sua postagem na rede Truth Social, o presidente dos Estados Unidos exigiu: “deixem Bolsonaro em paz”.
Sem citar Trump nominalmente, Lula respondeu com firmeza à tentativa de ingerência: “possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito”.
A declaração do presidente brasileiro marca o posicionamento direto do Palácio do Planalto em meio à repercussão internacional da defesa pública feita por Trump a Bolsonaro. A fala de Trump foi amplamente criticada por autoridades brasileiras, que viram na atitude uma afronta à soberania nacional.