Mabel discute projetos para fluidez do trânsito de Goiânia
O prefeito Sandro Mabel comemorou o resultado da medição feita pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), que apontou aumento de 30% na velocidade média no corredor da Avenida Castelo Branco — de 16 km/h para 21 km/h — durante a apresentação do termo de entrega e recebimento por parte da RedeMob Consórcio à SET, nesta sexta-feira (2/5).
O termo trata da entrega de projetos funcionais e anteprojetos que integram o rol de estudos e projetos de engenharia de tráfego elaborados em apoio à implantação e monitoramento do denominado Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que faz parte do Programa Nova Mobilidade.
Constam do documento os corredores: Jamel Cecílio/Avenida 136; Avenida Castelo Branco/Mutirão; Avenida 24 de Outubro; 5ª Avenida/Avenida São Francisco; Avenida Mangalô; Avenida T-10; Avenida T-55; Avenida 85; Avenida Independência; Metronização do Sistema BRT; e Avenida Universitária.
“Estou muito animado com as melhorias no trânsito de Goiânia. O corredor da Avenida Castelo Branco já teve uma boa evolução, com ganho de 30% na velocidade média, passando de 16 km/h para 21 km/h”, afirmou Mabel, que destacou a contribuição e parceria do senador Vanderlan Cardoso em projetos que beneficiam a cidade. “A gestão de Mabel já vem colhendo bons resultados”, pontuou o senador.
O prefeito também citou o ganho de fluidez no trecho entre o Terminal Padre Pelágio e a Avenida 85, com previsão de economia de 12 minutos. “A previsão de conclusão das melhorias nos corredores é de até 18 meses. É Goiânia andando com velocidade. Goiânia vai andar mais rápido. Goiânia tem pressa”, disse.
No balanço dos 100 dias de gestão, foram implantados programas que impactam positivamente a mobilidade urbana, com a execução de ações importantes para a melhoria da fluidez do trânsito em Goiânia. No período, a prefeitura, por meio da SET, executou projetos como a liberação dos corredores de ônibus para motociclistas, conversão à direita livre e a criação de um moderno Centro de Controle Operacional, que busca ampliar a segurança e a mobilidade na capital.
A primeira ação conduzida pelo prefeito foi realizada em 2 de janeiro, com o lançamento do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, tendo como corredor piloto a Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. O processo marcou o início de um conjunto de intervenções para melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo em Goiânia. “Queremos uma cidade mais fluida, com transporte público eficiente, respeito aos motociclistas e prioridade para pedestres e ciclistas”, destaca Mabel.
As intervenções do programa preveem a implantação de uma terceira faixa, ajustes na geometria viária, reprogramação dos tempos semafóricos, remoção de semáforos redundantes e obstáculos como caçambas e tachões, restrição de estacionamentos, sinalização para conversões livres à direita e modernização da sinalização horizontal e vertical.
O prefeito também tem destacado o projeto Direita Livre, que permite a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, o que resulta em maior fluidez para os veículos. Ao mesmo tempo, a SET realiza ações educativas nos cruzamentos liberados, conversando com os motoristas, orientando e entregando panfletos com informações.
“Estamos determinados a fazer o trânsito como um todo e, principalmente, o transporte coletivo andar, com ônibus modernos, frota renovada e velocidade para atrair as pessoas — inclusive com ônibus menores para circular nos bairros”, pontua, destacando que as intervenções possibilitam melhor fluidez dos veículos, refletem positivamente no transporte público e trazem segurança a motoristas e pedestres.
Além do senador Vanderlan Cardoso, participaram da reunião o titular da SET, Tarcísio Abreu, e o diretor-executivo da RedeMob Consórcio, Leomar Avelino.