Lula e Trump têm ‘mesmo inimigo’, mas decidiram chamá-lo por nomes diferentes, diz pesquisador da direita radical

0

Lula e Donald Trump

Crédito, Getty Images/BBC

Legenda da foto, Os presidentes Lula e Donald Trump

  • Author, Julia Braun
  • Role, Da BBC Brasil em Londres

Apesar de estarem de lados opostos da polarização, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump dividem um interesse por “narrativas conspiratórias” que enquadram a elite que controla a política tradicional como o inimigo, diz o professor de Relações Internacionais e pesquisador da direita radical Benjamin Teitelbaum.

Professor da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, Teitelbaum é autor do livro Guerra pela Eternidade (Unicamp, 2020), sobre a corrente de pensamento que inspirou Steve Bannon, ex-conselheiro de Trump, Alexandr Dugin, ultranacionalista que influenciou Vladimir Putin, e Olavo de Carvalho.

Em entrevista à BBC News Brasil, Teitelbaum disse acreditar que os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos se baseiam em ideias semelhantes ao criticarem o dito “establishment político ocidental”, mas usam de nomes diferentes para caracterizar seus “adversários”.

“Quando Trump fala sobre um establishment globalista que precisa ser atacado e que é responsável por todo tipo de transgressão, para mim é fácil identificar que Lula e ele estão falando sobre a mesma coisa”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *