Lula deve seguir reforma ministerial com mudança na pasta das Mulheres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve avançar nos próximos dias com uma nova etapa da reforma ministerial. Entre as mudanças em avaliação, está a substituição no comando do Ministério das Mulheres. Segundo reportagem do jornal O Globo, Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e figura próxima ao PT, é o nome mais cotado para ocupar o cargo atualmente sob responsabilidade de Cida Gonçalves.
Segundo o Globo, a expectativa era de que o anúncio ocorresse antes do feriado do Dia do Trabalho, o que acabou sendo adiado. Na tarde desta sexta-feira (2), o presidente deve se reunir com Cida Gonçalves no Palácio do Planalto, encontro que pode selar a saída da ministra, já era cogitada desde o início do ano.
Márcia Lopes, que está sendo considerada para a vaga, é assistente social e irmã do ex-ministro Gilberto Carvalho, figura de confiança de Lula. Ela já atuou como secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social no segundo mandato do petista e comandou a pasta em 2010. Em 2012, disputou a prefeitura de Londrina (PR), ficando em terceiro lugar. A possível escolha de Márcia é vista como uma tentativa de reconectar o governo com a base social petista e com movimentos ligados aos direitos das mulheres.
Além da possível troca no Ministério das Mulheres, outras mudanças continuam em análise. A Secretaria-Geral da Presidência, hoje ocupada por Márcio Macêdo, pode passar por reestruturação. Há também pressão da bancada do PSD na Câmara, que busca um ministério de maior relevância política. O grupo está insatisfeito com o atual comando do Ministério da Pesca, entregue a André de Paula.