Lei do licenciamento ambiental: entenda mudanças em 4 pontos e o que acontece agora

0

Floresta tropical coberta de fumaça de queimadas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ambientalistas criticam aprovação de lei sobre licenciamento ambiental e afirmam que ela pode aumentar o desmatamento. Ruralistas comemoram aprovação e dizem que nova lei vai destravar investimentos

Aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada de quinta-feira (17/7), o projeto de lei que cria novas normas para o licenciamento ambiental no Brasil poderá sofrer vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ser contestado no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo membros do governo e organizações não-governamentais.

De um lado, ambientalistas classificam o texto com o “PL (projeto de lei) da devastação” sob o argumento de que ele fragiliza mecanismos de proteção ambiental e coloca em risco a sustentabilidade de ecossistemas e a saúde da população.

Por outro lado, parlamentares da bancada ruralista defendem a lei aprovada argumentando que ela destravaria investimentos e facilitaria a execução de projetos de infraestrutura supostamente paralisados por pendências junto a órgãos ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *