Leão 14 é ‘o papa da Amazônia’, diz embaixador brasileiro que quer convidar pontífice para COP no Brasil

0

Embaixador Everton Vieira Vargas e Papa Francisco se cumprimentam

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, Experiente, o diplomata brasileiro Everton Vieira Vargas é embaixador do Brasil junto à Santa Sé desde 2023

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled, para a BBC News Brasil

No tabuleiro de xadrez da geopolítica mundial, transições de governo sempre são acompanhadas com atenção pelos titulares das embaixadas. Experiente, o diplomata brasileiro Everton Vieira Vargas diz que avalia convidar o novo papa, Leão 14, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que ocorrerá em Belém no mês de novembro.

Vargas é embaixador do Brasil junto à Santa Sé desde 2023. Em entrevista à BBC News Brasil, ele diz que está na mesa a ideia de formalizar o convite. “Vejamos se ele poderá aceitar”, pondera.

“A presença dele seria importante, pois não só o papa Francisco alçou a mudança do clima ao topo da agenda da Igreja, mas também porque o Peru [onde Leão 14 atuou] é o maior país da Amazônia após o Brasil. A preservação da região amazônica é muito importante nos esforços globais para mitigar a mudança do clima”, frisa Vargas.

Em conversa de mais de uma hora com a reportagem na última segunda (12), o embaixador ressaltou a expectativa de que Leão 14 represente uma continuidade das preocupações trazidas por seu antecessor, papa Francisco (1936-2025), e valorizou o caráter amazônico da trajetória do norte-americano Robert Francis Prevost.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *