Keeta, a delivery chinesa que quer desafiar o IFood e o 99Food no Brasil
Crédito, Getty Images
A empresa chinesa Meituan anunciou na segunda-feira (12/05) que vai investir US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões) no Brasil nos próximos cinco anos para lançar a sua marca de delivery Keeta.
“O Brasil é um mercado enorme com grande potencial”, disse Wang Xing, fundador e CEO da Meituan, segundo o jornal chinês Daily China.
“A Keeta visa aprimorar a experiência do consumidor, apoiar o crescimento de restaurantes locais e criar mais oportunidades de emprego.”
Segundo o anúncio, a Keeta construirá uma rede nacional de delivery de comida no Brasil e fornecerá aos parceiros locais um conjunto de ferramentas digitais e de marketing para expandir seus negócios.
“A globalização é uma das estratégias de longo prazo da Meituan”, disse Wang.
“Estamos entusiasmados em levar nossa experiência em entrega de comida e tecnologia avançada para novos mercados como o Brasil, assim como fizemos na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio. Estamos ansiosos para oferecer mais opções aos consumidores brasileiros e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.”
A Keeta opera atualmente em Hong Kong, na China, onde ajudou restaurantes parceiros a dobrar vendas desde o lançamento, há dois anos, segundo o jornal chinês.
A marca também estreou na Arábia Saudita em setembro de 2024, onde agora cobre as principais cidades do país.
A Meituan é uma das maiores empresa de delivery de refeições no mundo. Ela tem 770 milhões de usuários ativos na China. A empresa está listada na Bolsa de Hong Kong e teve receita de US$ 46 bilhões em 2024. Na China, a empresa realiza entrega também com drones.
O anúncio da plataforma chinesa é o segundo investimento bilionário no setor de delivery de comidas no Brasil em um mês.
Em abril, o grupo 99 — que foi fundado no Brasil mas comprado pelo grupo chinês Didi Chuxing — anunciou que pretende investir R$ 1 bilhão para expandir sua operação de logística no Brasil e retomar o 99Food, serviço de delivery que funcionou no Brasil mas havia sido encerrado em 2023.
O 99 e agora a Keeta desafiam o domínio do iFood, app controlado grupo holandês Prosus, e que está presente em cerca de 1,5 mil cidades, com 55 milhões de clientes cadastrados e 380 mil estabelecimentos.