Imigração em Portugal: Fundão, o pequeno município que se orgulha de atrais estrangeiros

0

Vista do município de Fundão, em Portugal, com casas brancas de telhados de telha laranja e uma igreja, num vale cercado de árvores, e num dia de céu azul

Crédito, Câmara Municipal do Fundão

Legenda da foto, Dos 27 mil habitantes do município de Fundão, na região central de Portugal, 4 mil são imigrantes, de 78 nacionalidades diferentes

  • Author, Joana Rei
  • Role, Do Fundão (Portugal) para a BBC News Brasil

No interior de Portugal há um pequeno município que se transformou num oásis para os imigrantes. Dos 27 mil habitantes que vivem no Fundão, cerca de 4 mil são pessoas vindas de outros países que ali encontraram trabalho, melhores condições de vida, um porto seguro ou até um lugar onde começar do zero.

A região encontrou nos imigrantes uma forma de combater o encolhimento da população, que caiu de 50 mil habitantes na década de 1960, para quase metade disso, e também de dinamizar a economia.

Segundo dados de 2023 do Instituto Nacional de Estatística, o salário médio mensal no Fundão é de 1.186 euros (R$ 7.890), enquanto em Portugal como um todo o salário mínimo é de 870 euros e o médio de 1.460.

Caminhar pelas ruas da cidade é ouvir um idioma novo em cada esquina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *