Goiânia tem mais de 62 mil pessoas imunizadas contra Influenza
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já aplicou 62.507 doses da vacina contra Influenza nas três primeiras semanas da campanha de imunização contra a doença. O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, alerta que a adesão da população precisa permanecer no atual patamar para que a capital cumpra a meta de imunizar 90% do público-alvo da campanha até o fim do ano.
“É um resultado acima do esperado e que nós precisamos manter para que nossa população esteja protegida das complicações da gripe, especialmente neste período de avanço de casos da doença”, disse o médico. “Nós sabemos que o início da campanha é um período de maior adesão e pedimos o apoio de toda a população para continuar buscando os pontos de vacinação, incentivar a imunização de todas as pessoas que compõem os grupos prioritários e manter esse bom resultado”, disse o secretário.
A campanha de vacinação contra Influenza tem ao todo 32 semanas de duração e as doses são disponibilizadas para crianças acima de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos, professores e profissionais de saúde. Também podem receber o imunizante profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e população carcerária.
De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde da SMS, a estratégia visa proteger pessoas com maior risco de desenvolver complicações graves ou com maior exposição ao vírus. “Com a definição de grupos prioritários, o Ministério da Saúde busca conter a disseminação do vírus e resguardar populações mais vulneráveis. A gripe pode ser o ponto de partida para complicações como pneumonia, encefalite e o agravamento de doenças crônicas, podendo levar à morte”, lembra o superintendente Flávio Toledo.