Goiânia se torna referência nacional em transporte público
Goiânia tem se destacado nacionalmente pelas melhorias no transporte coletivo. As medidas reduziram em 30% o tempo de deslocamento dos ônibus nos trechos onde foi implantada a metreonização, e incentivam cada vez mais o uso do meio de transporte pela população. Tais melhorias foram apresentadas pelo prefeito Sandro Mabel durante o Seminário Nacional NTU 2025, realizado em Brasília nesta terça-feira (12/8), e repercutidas pelo jornal O Estado de São Paulo na edição desta quarta-feira (13/8).
Quando Mabel assumiu a gestão da Prefeitura de Goiânia, a velocidade média nas vias havia caído para 14 km/h, enquanto o número médio de viagens diárias por passageiro caiu de 12 para 8. Para transformar essa realidade, o prefeito apresentou o Programa “Nova Mobilidade”, que já mostra resultados importantes, como redução em 30% no deslocamento dos ônibus, por meio da aplicação do conceito de metronização do transporte público. O sistema otimiza o fluxo de ônibus em corredores exclusivos, priorizando sua passagem em semáforos e reduzindo o tempo de viagem.
Hoje, veículos que antes paravam cinco ou seis vezes a cada dez cruzamentos completam percursos inteiros com, no máximo, uma parada, tornando o transporte mais ágil e previsível. Com a metronização, já implantada do Terminal Novo Mundo até a Praça da Bíblia e do Terminal Isidória até a Praça Cívica, a velocidade média dos ônibus saltou de 15 km/h para 22 km/h, com meta de chegar a 25 km/h. O próximo trecho que receberá essa tecnologia será os 6km entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A, com previsão de começar a funcionar até o final do segundo semestre. A expectativa da gestão é implantar o sistema em 200 quilômetros de corredores em até quatro anos.