Goiânia passa a ter 64 pontos de vacinação disponíveis, distribuídos por todas as regiões da cidade
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou o quantitativo de salas de vacinas abertas no município, após a contratação de 98 profissionais de saúde para a rede de atenção básica da capital. Com a medida, a população passa a ter 64 pontos de vacinação disponíveis, distribuídos por todas as regiões da cidade.
“Nós recebemos a rede de saúde em estado de calamidade, com 44 salas de vacinas abertas, após o fechamento de vários postos no segundo semestre do ano passado, e inúmeras dificuldades operacionais, como a falta de luvas, seringas e outros insumos básicos”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
A SMS contratou, em um primeiro momento, profissionais para cobrir déficits e assegurar o dimensionamento adequado de profissionais nas unidades de urgência e emergência e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Agora buscamos fortalecer a atenção primária, com foco no serviço de vacinação, que recebeu mais enfermeiros e técnicos em enfermagem e todos os materiais necessários”, ressalta Pellizzer.
Para a gerente de imunização da SMS, Roberta Moraes, a ampliação visa facilitar o acesso da população aos imunizantes. “Todos os pontos já estão abastecidos com vacinas de Covid-19 e Influenza, e a oferta de mais postos torna o serviço mais ágil e próximo da população. É importante destacar que os dois imunizantes podem ser administrados juntos, sem nenhum problema”, afirma a profissional.