Espiões russos no Brasil: como funcionava a rede de espiões russos que operava a partir do Brasil

0

Montagem com fotos de Sergey Cherkasov, Artem Shmryev e Mikahil Mikushin lado a lado

Crédito, Montagem/Redes Sociais

Legenda da foto, Da esquerda para a direita: Sergey Cherkasov, Artem Shmryev e Mikahil Mikushin. Os três, segundo investigações, eram espiões russos que usaram documentos brasileiros como parte de seus disfarces

A utilização do Brasil como uma espécie de “berçário” de espiões russos voltou à tona na semana passada após a publicação de uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times.

Segundo o jornal, uma investigação liderada pela Polícia Federal brasileira identificou pelo menos nove supostos espiões russos que usaram documentos brasileiros como parte dos seus disfarces. A informação foi confirmada pela BBC News Brasil.

Apesar de ter voltado a chamar atenção nos últimos dias, o caso é relativamente antigo e, parte dele, foi revelado pela BBC News Brasil em reportagens entre os anos de 2022 e 2024.

Com base em documentos e depoimentos colhidos ao longo de meses, a BBC News Brasil revelou, por exemplo, como a Rússia orquestrou uma operação diplomática para retirar um dos seus supostos espiões da prisão e levá-lo de volta ao seu país natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *