Eleição no Canadá: como Trump impulsionou vitória da centro-esquerda

0

Mark Carney

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, “O presidente Trump está tentando nos destruir para que os Estados Unidos possam nos possuir. Isso nunca acontecerá”, disse Mark Carney após vitória

  • Author, Anthony Zurcher
  • Role, Correspondente na América do Norte
  • Twitter,

O Partido Liberal, do atual primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições do Canadá nesta segunda-feira (28) — e ao que parece, o resultado foi conquistado graças à grande ajuda de Donald Trump.

A constante insistência do presidente dos EUA em relação a seu vizinho a norte e as provocações sobre fazer do Canadá o 51º estado americano coincidiram com uma reversão dramática na sorte do partido de centro-esquerda.

Carney concentrou sua campanha e suas políticas nos últimos meses quase que exclusivamente em seu vizinho, e isso se refletiu em seu discurso de vitória. “O presidente Trump está tentando nos destruir para que os Estados Unidos possam nos possuir. Isso nunca acontecerá”, disse o premiê, afirmando que os EUA querem o território e os recursos do Canadá.

Até o retorno de Trump ao poder, o Partido Conservador de Pierre Poilievre mantinha o que parecia ser uma vantagem grande e insuperável nas pesquisas de opinião, em meio à insatisfação geral com o estado da economia canadense e quase uma década de governo liberal sob o comando do então primeiro-ministro Justin Trudeau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *