‘Crianças foram algemadas e executadas’: a denúncia de abusos de militares britânicos no Irã e Afeganistão

0

Imagem de um vídeo do esquadrão do SAS no Iraque mostrando um membro do esquadrão com outros dois homens, que parecem estar algemados, em 2006
Legenda da foto, Fontes disseram à BBC que esquadrões do SAS contavam o número de mortes para competir entre si

  • Author, Hannah O’Grady, Joel Gunter e Rory Tinman
  • Role, BBC Panorama

Ex-membros das Forças Especiais do Reino Unido romperam anos de silêncio para revelar ao programa Panorama, da BBC, ter testemunhado supostos crimes de guerra cometidos por colegas no Iraque e no Afeganistão.

Ao compartilhar seus relatos publicamente pela primeira vez, os veteranos contaram ter visto membros do Serviço Aéreo Especial (SAS, na sigla em inglês) assassinarem pessoas desarmadas enquanto dormiam e executarem detentos algemados, inclusive crianças.

“Eles algemaram um menino e atiraram nele”, lembrou um veterano que serviu no SAS no Afeganistão. ”Ele era claramente uma criança, não estava nem perto da idade de combate.”

O assassinato de detentos “virou rotina”, afirmou o veterano. “Eles revistavam a pessoa, algemavam e depois atiravam nela”, antes de cortar as algemas de plástico usadas para conter a pessoa e “plantar uma pistola” ao lado do corpo, acrescentou ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *