Conclave: qual o tamanho da fortuna da Igreja Católica e de onde vem a riqueza

0

Foto da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Apesar de a diocese de Aparecida também não divulgar seu orçamento, as estimativas indicam que ela movimenta centenas de milhões de reais anualmente

  • Author, Débora Crivellaro
  • Role, De São Paulo para a BBC News Brasil

Há uma máxima que diz que o valor do patrimônio da Igreja Católica é um dos mistérios da fé, tamanho segredo que a instituição guardou ao longo dos séculos sobre o assunto.

Diante de tanto sigilo, as especulações sobre o tamanho da fortuna da Santa Madre se avolumaram, criando uma mística em torno do tema que beiravam a ingenuidade e comentários como “por que o papa não vende o Vaticano para acabar com a fome no mundo?”.

O fato é que, desde o início de seu pontificado, o papa Francisco, morto em 21 de abril, se esforçou em retirar o véu que encobria as finanças da Santa Sé com medidas que mudaram e enxugaram a engrenagem da máquina do Vaticano e repercutiram na Igreja em geral.

Uma delas foi divulgar, em 2021, o balanço financeiro público da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Apsa) do ano de anterior, prática que vem sendo seguida desde então. Foi a primeira vez, desde a criação em 1967 da Apsa, responsável pela gestão de imóveis e investimentos, que tais cifras vieram a público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *