Conclave: como surgiram os cardeais, que decidirão o futuro do comando da Igreja Católica

0

Cardeal

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ao longo dos últimos 2 mil anos, a figura do cardeal foi sendo desenvolvida e fortalecida até chegar ao ponto atual

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

O jornalista e escritor norte-americano Glenn D. Kittler (1919-1986) conta que no primeiro século da era cristã, quando aqueles primeiros seguidores de Jesus começaram a viajar espalhando essa fé, eles precisaram costurar alianças quando chegaram a Roma e, perseguidos, se organizavam na clandestinidade da capital do império.

“Por causa dos perigos da cidade, agir abertamente teria sido perigoso, até imprudente. E, assim, a comunidade cristã passou a depender cada vez mais de um grupo de homens que conheciam bem Roma, que sabiam quais romanos os ajudariam e quais não, em quem podiam confiar e em quem não podiam”, escreve ele, aqui em tradução livre, no livro The Papal Princes – The History of the Sacred College of Cardinals.

“A habilidade deles de abrir e fechar portas influentes ou ameaçadoras deu origem a um apelido: homens-dobradiças. A palavra romana para dobradiça era ‘cardo'”, pontua o jornalista.

Embora seja esta uma versão bastante propagada no seio da Igreja Católica, é uma história com contornos de lenda. Ou, para usar um conceito caro ao historiador britânico Eric Hobsbawn (1917-2012), uma “tradição inventada” — quando elementos do repertório antigo de um passado social são elaborados em outro momento e sob outros interesses para a construção de uma linguagem simbólica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *