Conclave após morte do papa Francisco: o que diz Leonardo Steiner, o cardeal da Amazônia que vai ajudar a escolher o próximo pontífice

0

Cardeal Leonardo Steiner

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Cardeal Leonardo Steiner vai viajar para Roma para o funeral do papa

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Passava um pouco das 15h de Manaus nesta terça-feira (22) quando o cardeal arcebispo Leonardo Ulrich Steiner, franciscano de Forquilhinha, Santa Catarina, atendeu à reportagem da BBC News Brasil, via chamada de vídeo. Um dos sete brasileiros que participarão do conclave que deve eleger o sucessor do papa Francisco (1936-2025), ele ainda não tinha arrumado a mala nem comprado a passagem.

“Ela está aberta em cima da cama esperando os objetos. Ainda não deu tempo”, desculpou-se, alegando agenda cheia entre entrevistas e preparativos para a viagem.

Explicou que o bilhete aéreo deve ser flexível, já que a data de volta depende do fim do encontro eleitoral que deve começar na semana que vem no Vaticano. Mas afirmou que deve estar em Roma antes de sábado, para acompanhar o sepultamento do sumo pontífice que morreu na última segunda (21).

Steiner não está entre os favoritos da sucessão papal, mas aparece em algumas listas, principalmente pelo fato de ocupar um posto muito simbólico no atual cenário geopolítico mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *