Como o Brasil oscilou no Mapa da Fome no século 21

0

Uma mulher prepara refeições para serem doadas a famílias de baixa renda na sede da ONG Gastromotiva

Crédito, Mauro PIMENTEL / AFP

Legenda da foto, Brasil vive o histórico paradoxo de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas ainda ter dificuldades para alimentar toda a população

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

A notícia de que o Brasil saiu do famigerado Mapa da Fome pela segunda vez neste século foi — e precisa ser — vista como algo positivo.

Mas, além dos números, é preciso compreender os cenários que fazem com que o país oscile nesse levantamento divulgado todos os anos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

Até porque o país vive o histórico paradoxo de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas, ao mesmo tempo, ainda ter dificuldades para alimentar toda a população.

“Vou repetir o que eu já disse em 2014. Temos de celebrar que o Brasil saiu do Mapa da Fome. Mas não podemos deixar de dizer que é vergonhoso que um país como o Brasil tenha estado no Mapa da Fome”, diz à BBC News Brasil o economista Renato Maluf, professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e integrante da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *