Canal do Panamá: novos acordos com os EUA retomam colonialismo no país?

0

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, cumprimenta o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, em frente às bandeiras dos dois países

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth (dir.), cumprimenta o presidente do Panamá, José Raúl Mulino

  • Author, Santiago Vanegas
  • Role, BBC News Mundo

O presidente americano Donald Trump prometeu “recuperar” o Canal do Panamá. E, para alguns analistas, suas palavras já estão sendo traduzidas em ações.

No início de abril, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, e o ministro da Segurança do Panamá, Frank Ábrego, assinaram na Cidade do Panamá um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação entre os dois países, em relação à segurança do Canal.

Hegseth afirmou que o acordo “restabelece a presença rotativa” de militares americanos em três bases panamenhas – Sherman, Rodman e Howard – e autoriza os navios militares americanos a navegar pelo Canal do Panamá “primeiro e gratuitamente” (ou “primeiro e livremente”, dependendo da tradução do inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *