Animais reagem a sons ‘secretos’ de plantas, revela pesquisa
Crédito, TAU
-
- Author, Pallab Ghosh
- Role, Correspondente de ciência da BBC News
- X,
Uma nova pesquisa sugere que os animais reagem aos sons emitidos pelas plantas, abrindo a possibilidade de que exista um ecossistema invisível entre eles.
Na primeira evidência desse tipo, uma equipe da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que mariposas fêmeas evitavam botar ovos em pés de tomate se eles emitissem ruídos que elas associavam ao estresse, indicando que poderiam não estar saudáveis.
Os sons estão fora do alcance da audição humana, mas podem ser percebidos por muitos insetos, morcegos e alguns mamíferos.
“Esta é a primeira demonstração de um animal respondendo a sons produzidos por uma planta”, afirma Yossi Yovel, professor da Universidade de Tel Aviv.
“É especulação nesta fase, mas pode ser que todos os tipos de animais tomem decisões com base nos sons que ouvem das plantas, como se devem polinizar, se esconder dentro delas ou comer a planta.”
Os pesquisadores realizaram uma série de experimentos cuidadosamente controlados para garantir que as mariposas estavam respondendo ao som, e não à aparência das plantas.
Eles agora vão investigar os sons que diferentes plantas emitem, e se outras espécies tomam decisões com base neles.
“É possível pensar que pode haver muitas interações complicadas, e este é o primeiro passo”, diz Yovel.
Outra área de pesquisa é se as plantas podem transmitir informações umas às outras por meio do som e agir em resposta — conservando água, por exemplo, em condições de seca, de acordo com Lilach Hadany, também professora da Universidade de Tel Aviv.
“Essa é uma questão interessante”, diz ela à BBC News.
“Se uma planta está estressada, o organismo mais preocupado com isso são outras plantas, e elas podem responder de várias maneiras.”
Crédito, Getty Images
Os pesquisadores enfatizam que as plantas não são sencientes. Os sons são produzidos por meio de efeitos físicos causados por uma mudança em suas condições locais. O que a descoberta de hoje mostra é que esses sons podem ser úteis para outros animais, e possivelmente outras plantas, capazes de perceber esses sons.
Se for este o caso, então plantas e animais codesenvolveram a capacidade de produzir e ouvir os sons para benefício mútuo, de acordo com Hadany.
“As plantas poderiam evoluir para produzir mais sons ou sons mais altos se isso fosse benéfico para elas, e a audição dos animais poderia evoluir de acordo para que eles pudessem captar essa enorme quantidade de informações.”
“Esse é um campo vasto e inexplorado — um mundo inteiro à espera de ser descoberto.”
No experimento, os pesquisadores se concentraram nas mariposas fêmeas, que normalmente botam seus ovos em tomateiros para que as larvas possam se alimentar deles assim que saírem da casca.
O pressuposto era que as mariposas procuram o melhor local possível para botar seus ovos — uma planta saudável que possa nutrir adequadamente as larvas. Então, quando a planta sinaliza que está desidratada e sob estresse, a questão era: será que as mariposas dariam atenção ao aviso, e evitariam colocar ovos nela?
A resposta foi que elas não botaram ovos, devido ao som que as plantas estavam produzindo.
A pesquisa foi publicada na revista científica eLife.