‘Ainda estou aqui’: por que é tão difícil repetir sucesso do filme, com desvalorização de roteiristas

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Selton Mello, Fernanda Torres e Walter Salles

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, No caso de ‘Ainda Estou Aqui’, o convite do diretor Walter Salles (à direita) para pensar em um roteiro a partir do livro de Marcelo Rubens Paiva veio em 2016

  • Author, Flávia Mantovani
  • Role, De São Paulo para a BBC News Brasil

Vencedor do Oscar de melhor filme internacional, premiado no Globo de Ouro pela atuação de Fernanda Torres e no Festival de Veneza pelo roteiro, Ainda Estou Aqui demorou sete anos para ser idealizado, escrito e reescrito pelos autores Murilo Hauser e Heitor Lorega, antes do início das filmagens. Vencedor do Urso de Prata em Berlim em fevereiro deste ano, O Último Azul levou mais de dez anos para ser gestado e roteirizado pelo cineasta Gabriel Mascaro.

Hauser e Mascaro contaram à BBC News Brasil como foi o processo criativo para chegar ao roteiro que culminou nos dois filmes premiados. “Foram mais de dez anos investigando o tema do etarismo. Durante esse período, escrevi inúmeros roteiros completamente distintos entre si. Só no último roteiro é que senti vontade e segurança para filmar”, relata Mascaro, que escreveu em parceria com o músico Tibério Azul e contou com a consultoria de Hauser e Lorega. “Foi uma jornada longa, cansativa, mas muito fresca, prazerosa e gratificante.”

No caso de Ainda Estou Aqui, o convite do diretor Walter Salles para pensar em um roteiro a partir do livro de Marcelo Rubens Paiva veio em 2016. Salles reuniu um grupo de artistas por mais de um ano para desenvolver diferentes projetos e trocar impressões sobre eles.

“Durante esse tempo, Walter e eu pudemos compartilhar as propostas dramatúrgicas que estávamos pensando e ouvir impressões sobre elas, assim como acompanhar a jornada de outras narrativas de diferentes gêneros e formatos que nasciam ali. Essa polinização cruzada acredito que só fortaleceu os filmes”, afirma Hauser, que, junto com Lorega, escreveu o primeiro tratamento do roteiro em 2018.

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