‘Acessível e simples’: brasileiro que jantou com cardeal Prevost comenta impressão sobre novo papa

0

Papa Leão 14

Crédito, EPA

Legenda da foto, Americano de Chicago, Prevost já havia morado em Roma nos anos 1980

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Para quem dirige uma instituição ligada à Igreja Católica em Roma, não é incomum, em eventos, dividir a mesa de uma refeição com um religioso ligado à Santa Sé. Contudo, a partir do momento que este religioso se transforma no novo papa, esta experiência então ligeiramente comum é ressignificada como histórica, memorável.

É mais ou menos isso o que passa na cabeça do jornalista e vaticanista brasileiro Filipe Domingues, de 38 anos.

Ele mora em Roma, onde dirige a entidade Lay Centre, uma residência universitária e centro de formação para estudantes e jovens profissionais de instituições católicas. E, doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana, também atua como professor nessa instituição de ensino superior.

Em maio de 2024, o cardeal Robert Prevost jantou no Lay Centre. Além de Domingues, estiveram na mesa um pequeno grupo de estudantes que falavam espanhol. Seis meses depois, houve um novo encontro mais pessoal com o hoje papa Leão 14 — foi um almoço em um hotel no bairro de Trastevere, em Roma, após evento organizado pelo Lay Centre com uma organização religiosa filantrópica norte-americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *