Leão XIV visita Basílica de Santa Maria Maggiore, onde está sepultado o papa Francisco
Mais cedo, o pontífice americano teve seu primeiro encontro com todos os cardeais, na Santa Sé, e disse que pretendia seguir o caminho trilhado por seu antecessor. Leão XIV faz oração em frente ao túmulo de seu antecessor, o papa Francisco
Vatican News/Divulgação
O papa Leão XIV fez uma visita não anunciada neste sábado (10) à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde o papa Francisco está enterrado, e fez uma oração em frente ao túmulo de seu antecessor.
Leão XIV parou no local quando estava voltando de sua primeira viagem para fora do Vaticano desde que se tornou papa, na quinta-feira (8). Veja o vídeo abaixo.
Leão XIV visita Basílica de Santa Maria Maggiore, onde está sepultado o papa Francisco
Ele visitou o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, na pequena cidade italiana de Genazzano, 50 quilômetros a sudeste de Roma. O pontífice é membro da ordem religiosa agostiniana, que administra o santuário.
O novo papa chegou para a visita no banco do passageiro de um veículo Volkswagen e foi recebido com aplausos pela multidão que estava reunida do lado de fora.
Ele apertou as mãos e ofereceu bênçãos a algumas pessoas na multidão antes de entrar no santuário. Ao final da visita, ele disse aos presentes que queria rezar por orientação nos primeiros dias de seu papado.
Mais cedo, o pontífice americano teve seu primeiro encontro com todos os cardeais na Santa Sé. Durante a reunião, ele disse que pretendia seguir o caminho trilhado por seu antecessor, Francisco.
“Vamos assumir este legado precioso e continuar a jornada”, afirmou.
Veja abaixo mais fotos do papa na Basílica de Santa Maria Maggiore:
Leão XIV chega à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma
Vatican News/Divulgação
Leão XIV deixou uma rosa branca no túmulo de papa Francisco
Vatican News/Divulgação
Papa Leão XIV chega à Basílica de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore), em Roma
REUTERS/Yara Nardi
Leão XIV gesticula ao chegar à Basílica de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore), em Roma, Itália
REUTERS/Yara Nardi
E no Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho:
Leão XIV gesticula durante uma visita surpresa ao Santuário da Mãe do Bom Conselho em Genazzano, Roma
Francesco Sforza/Vatican Media/Divulgação via REUTERS
Papa Leão XIV visita o Santuário da Mãe do Bom Conselho em Genazzano, Roma, na Itália
Francesco Sforza/Vatican Media/Divulgação via REUTERS
Leão XIV visita o Santuário da Mãe do Bom Conselho em Genazzano, Roma, na Itália, em 10 de maio de 2025
Francesco Sforza/Vatican Media/Divulgação via REUTERS
Papa Leão XIV faz visita surpresa ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho em Genazzano, Roma
Administração Municipal de Genazzano/Divulgação via REUTERS
Sepultamento fora dos padrões
Pessoas carregam o caixão do Papa Francisco para dentro da Basílica de Santa Maria Maggiore durante seu funeral, em Roma
REUTERS/Carlos Barria
O sepultamento do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore quebrou uma tradição de mais de um século da Igreja Católica.
Antes disso, a última vez que um papa havia sido enterrado fora dos portões do Vaticano foi em 1903, com o sepultamento do papa Leão XIII.
A Basílica papal de Santa Maria Maggiore é uma imponente igreja do século V localizada no centro de Roma, onde sete pontífices já foram sepultados.
Francisco declarou no final de 2023 que queria ser enterrado neste local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, como acontece há mais de três séculos.
Muito ligado ao culto da Virgem Maria, Francisco costumava rezar neste templo, que oficialmente faz parte do território do Vaticano, na véspera ou no retorno de cada uma de suas viagens ao exterior.
Papa Leão XIV faz primeiro discurso a cardeais