Imigrantes: As empresas que lucram as deportações de Trump

0

Policial leva uma pessoa presa em frente a arte mostrando o mapa e as cores da bandeira dos Estados Unidos
Legenda da foto, O GEO Group e a CoreCivic são as empresas privadas que administram a maior parte dos centros para migrantes nos Estados Unidos

  • Author, Cecilia Barría
  • Role, BBC News Mundo

Diferentemente de outros países, onde as prisões são administradas por agências públicas, as penitenciárias e centros de detenção de imigrantes sem documentos nos Estados Unidos são um negócio multimilionário, mantido com a participação de empresas privadas.

A volta do presidente americano Donald Trump à Casa Branca, em 20 de janeiro, e sua promessa de implementação de uma política de deportações em massa fez disparar o valor das ações dos dois gigantes do negócio carcerário: o GEO Group e a CoreCivic.

“O GEO Group foi criado para este momento único da história do nosso país e para as oportunidades que ele irá trazer”, declarou o fundador da empresa, George Zoley, em uma chamada com investidores, dias depois da eleição de Trump para a presidência americana.

Esta é uma “oportunidade sem precedentes”, destacou o presidente e diretor-executivo do maior operador de prisões privadas dos Estados Unidos, que também abriga o maior número de imigrantes no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *