Como mudanças climáticas ameaçam produção de charutos em Cuba

0

Vale dos Viñales, região turística localizada na província de Pinar del Río, famosa pelas plantações de tabaco

Crédito, Vinicius Pereira / BBC News Brasil

Legenda da foto, Vale dos Viñales, região turística localizada na província de Pinar del Río, famosa pelas plantações de tabaco

  • Author, Vinicius Pereira
  • Role, De São Paulo para a BBC News Brasil

Componente fundamental do clichê sobre Cuba ao lado dos carros antigos, da salsa e do rum, os charutos produzidos na ilha fazem sucesso por todo o mundo. Parte responsável por essa fama mundial, a região de Viñales, na província de Pinar del Río, sempre ofereceu as melhores plantas de tabaco aos charutos produzidos por lá, graças às condições climáticas perfeitas ao cultivo, como a umidade e composição do solo.

Agora, no entanto, a inconstância das chuvas na região, além do impacto do aumento dos níveis do oceano próximo à província, já preocupa produtores locais de tabaco, que comercializam 80% da produção com o governo.

Por isso, parte desses agricultores busca novas fontes de receitas, como a de receber turistas nas plantações, unindo duas das indústrias vitais para Cuba furar o bloqueio econômico dos EUA.

“Sou agricultor aqui há muitas décadas. Mas parece que a cada dia está mais difícil prever as chuvas. Ou chove muito ou, como nos últimos meses, não chove. Aí tivemos que utilizar bombas dos rios para regar. O bom é quando os turistas vêm, então posso oferecer um pouco de charutos produzidos aqui na minha propriedade para a venda”, conta José Ignácio, agricultor, que utiliza o restante da produção para produzir charutos artesanais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *