Prefeito Vilela anuncia benefícios para feirantes de Aparecida
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o vice-prefeito João Campos protocolaram nesta segunda-feira (05), na Câmara Municipal, dois projetos de lei que beneficiam os feirantes do município. O primeiro prevê a isenção das taxas referentes aos anos de 2022, 2023 e 2024, desde que o feirante quite à vista a taxa de 2025. O segundo projeto propõe uma nova metodologia de cálculo, que reduz o valor cobrado pelo funcionamento das bancas nas feiras da cidade.
A remissão abrange a Taxa Anual de Licença para o Exercício de Comércio ou Atividade Eventual, Feirante, Feirante Especial ou Ambulante, além da Taxa de Licença para Ocupação em Áreas em Vias e Logradouros Públicos.
Durante audiência pública com os feirantes na Câmara para apresentação dos projetos, o prefeito Leandro Vilela explicou que, com a nova metodologia, o valor passa a ser fixo para até sete feiras semanais. Um exemplo: quem pagava R$ 558 por uma banca de 1 metro quadrado em sete feiras, agora pagará R$ 176. “Estamos fazendo isso em reconhecimento ao trabalho de vocês e ao que este trabalho representa na atividade econômica da nossa cidade”, destacou Vilela.
As novas regras equiparam os valores das taxas às praticadas em Goiânia, atendendo uma reivindicação antiga dos feirantes de Aparecida, conforme pontuou a vereadora Camila Rosa, que propôs a reunião com a classe. Ela lembrou que são realizadas semanalmente 69 feiras em Aparecida e elogiou o engajamento dos mais de 100 feirantes que participaram da reunião. “Essa aqui, realmente, é a representação da nossa força.”