Solidão: como passar mais tempo na natureza pode ajudar

0

Grupo de pessoas com binóculos olhando para o alto

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Atividades em grupo ao ar livre ajudam a criar sentimento de pertencimento e afastam pensamentos negativos

  • Author, Julia Hotz
  • Role, BBC Future

Kye Aziz nunca se considerou um amante da natureza. Solicitante de asilo vindo da Indonésia e atualmente morando em Melbourne, na Austrália, ele já tinha passado bastante tempo no interior e em regiões montanhosas.

Mas foi só depois de participar de um piquenique e uma atividade de jardinagem – prescritos como parte de um tratamento social – que ele passou a ver a natureza de um outro jeito.

“Você sente como se tivesse sido transportado para outro lugar”, conta Aziz. “Morar na Austrália e viver a cultura ocidental pode ser algo muito solitário e individualista, mas quando estou sentado ao ar livre, rindo com os outros, me sinto em casa.”

Existe uma ciência por trás dessa sensação. Nos anos 80, como parte de uma estratégia de saúde pública para ajudar trabalhadores urbanos estressados a se curar por meio da natureza, o governo japonês investiu em uma campanha chamada “shinrinyoku”, ou banho de floresta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *