Protestos na Sérvia: como bandeira da Ferrari virou símbolo das manifestações no país

0

Uma bandeira da Ferrari no Paddock antes do treino final para o Grande Prêmio da Itália de F1 em 10 de setembro de 2022 em Monza, Itália.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Por mais de 30 anos, uma das bandeiras da Ferrari tem sido um elemento surpreendente nas manifestações sérvias

  • Author, Slobodan Maricic
  • Role, BBC News Sérvia

À primeira vista, a Ferrari, a icônica montadora italiana de carros de luxo, pode não ter nada a ver com a Sérvia, uma nação balcânica sem litoral, frequentemente abalada por conflitos políticos.

Mas, por quase 30 anos, uma de suas bandeiras – brasão amarelo, garanhão preto, fundo vermelho e detalhes em preto e branco – tem sido um elemento surpreendente nas manifestações sérvias.

Quando centenas de milhares de pessoas lotaram as ruas da capital Belgrado no mês passado, em um grande protesto, exigindo que o governo assumisse a responsabilidade pelo desabamento de uma cobertura de estação ferroviária que matou 16 pessoas, a famosa bandeira vermelha mais uma vez tremulou desafiadoramente ao vento.

“Sempre que protestamos contra a injustiça, ela está lá”, diz Igor Balmazovic, de 54 anos, dono da bandeira, em entrevista à BBC News Sérvia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *