Prefeito Vilela lança operação de combate a dengue nos 10 bairros com mais casos

0

O prefeito Leandro Vilela lançou, nesta quarta-feira, a Operação de Combate ao Aedes, que vai intensificar as ações contra a dengue nos 10 bairros com maior incidência de casos em Aparecida de Goiânia. O evento oficial ocorreu no Setor Rosa dos Ventos, com a presença do vice-prefeito João Campos, do secretário de Saúde Alessandro Magalhães, além de vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e moradores.

A mobilização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), terá duração de 60 dias e abrangerá mais de 51 mil imóveis nos setores Rosa dos Ventos 1 e 2, Jardim Nova Olinda, Retiro do Bosque, Cidade Livre, Independência, Independência Mansões, Garavelo, Cidade Vera Cruz 1 e 2 e Buriti Sereno. O objetivo é conter a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No lançamento, Leandro Vilela destacou a prioridade da ação e a escolha do Setor Rosa dos Ventos como ponto de partida, dada a alta infestação do mosquito. O prefeito também lembrou os desafios herdados da gestão anterior, incluindo uma dívida de R$ 500 milhões, mas reforçou o compromisso de agir com responsabilidade. “Mesmo diante da crise financeira, estamos tratando Aparecida com respeito e honestidade. Essa operação começa pelos bairros mais afetados e será ampliada para toda a cidade”, afirmou.

A estratégia da gestão municipal contará com limpeza urbana, roçagem, recolhimento de entulho e visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito. Alessandro Magalhães, secretário de Saúde, alertou para o risco de agravamento dos casos com o período chuvoso. “Nosso foco é a prevenção, evitando complicações e mortes por dengue”, destacou ele lembrando das operações em andamento como o Aparecida Limpa e os mutirões em parceria com o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Sandro Mabel nos bairros limítrofes com a capital.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, a mobilização é robusta e conta com uma série de equipamentos pesados para acelerar os trabalhos. “Junto às nossas equipes, temos 20 tratores, 8 caminhões e 2 pás mecânicas para realizar a roçagem e o recolhimento de entulhos. O trabalho não vai parar até conseguirmos reduzir a incidência da doença”, afirmou.

Até o momento, Aparecida de Goiânia registrou 3.124 casos confirmados de dengue em 2025, sem mortes associadas. O município segue em um perfil epidemiológico de risco médio, mas as autoridades alertam para o aumento potencial dos casos. “Estamos trabalhando intensamente para evitar que a situação se agrave”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, que detalhou a mobilização diária de mais de 150 trabalhadores e 15 veículos para as ações de controle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *