Trump e Zelensky: ucraniano diz que bate-boca foi ‘lamentável’ e diz estar pronto negociar paz

0

Volodymyr Zelensky

Crédito, JAVAD PARSA/POOL/EPA-EFE/REX/Shutterstock

Legenda da foto, Comunicado vem dias depois de bate-boca acalorado na Casa Branca

Em sua primeira manifestação após os Estados Unidos anunciarem a suspensão de auxílio militar à Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu país está pronto para “sentar à mesa de negociação o mais rápido possível” para construir “uma paz duradoura”.

“Estamos prontos para trabalhar rapidamente para acabar com a guerra”, diz o texto publicado em sua conta no X na tarde de terça-feira (4/3).

No post, Zelensky também detalha o que sugere como próximos passos em direção ao fim do conflito: “As primeiras etapas poderiam ser a libertação de prisioneiros e uma trégua no céu — proibição de mísseis, de drones de longo alcance e de bombardeio de infraestruturas de energia e outras infraestruturas civis — e trégua no mar imediatamente, se a Rússia concordar em fazer o mesmo”.

O presidente disse valorizar tudo o que os EUA têm feito para “ajudar a Ucrânia a manter sua soberania e independência” e classificou como “lamentável” o bate-boca com o presidente americano, Donald Trump, e seu vice, JD Vance, durante sua visita à Casa Branca na sexta-feira (28/2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *