Eleição na Alemanha: imigrantes brasileiros na Alemanha relatam medo e impotência com ascensão da direita radical

0

Protesto contra a política de imigração do governo e a favor da deportação de imigrantes em Solingen, Alemanha, em 26 de agosto de 2024

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Cidadãos defendem deportação de imigrantes na Alemanha: partido de direita radical AfD tem crescido no país

  • Author, Julia Braun
  • Role, Da BBC News Brasil em Londres

As eleições parlamentares deste domingo (23/2) apenas confirmaram o cenário que já se desenhava nos últimos anos: a direita radical está cada vez mais forte e tem cada vez mais apoio da população na Alemanha.

O controverso Alternative für Deutschland (AfD, ou Alternativa para a Alemanha), ficou em segundo lugar nas urnas, com 20,6% dos votos. O conservador União Democrata-Cristã (CDU) foi o vencedor, com 28,6% dos votos.

O partido foi alçado principalmente por seu forte discurso anti-imigração. Para os eleitores do AfD esse é o tema mais importante, com foco no aumento de refugiados e pedidos de asilo nas últimas décadas.

Durante a campanha, a líder da legenda, Alice Weidel, chegou a apoiar oficialmente um projeto de “remigração”, ou o “retorno” em massa de imigrantes e seus descendentes para seus países de origem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *