Prefeitura de Goiânia abre inscrições para novos talentos da música sertaneja
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), abriu inscrições para o chamamento público que vai selecionar novos talentos da música sertaneja. A iniciativa integra a Rota Sertaneja, projeto que leva apresentações ao vivo de artistas locais para bares e restaurantes da capital.
Serão cadastrados os 50 primeiros artistas inscritos, em formato solo, dupla ou trio, desde que tenham ao menos um vocalista para participação em uma seletiva oficial e comprovem residência em Goiânia. Os candidatos devem ter até três anos de atuação e representar qualquer subgênero da música sertaneja, como sertanejo raiz, universitário, modão, romântico, violeiro, entre outros. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o preenchimento das vagas. O formulário e mais informações estão disponíveis no link:
Para a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, o projeto é uma vitrine para a nova geração de músicos. “A música sertaneja é parte da nossa história e da nossa identidade. Com a Rota Sertaneja, queremos oferecer uma vitrine para que novos talentos mostrem sua voz, suas interpretações e se conectem com o público. Ao abrir espaço para quem está começando, fortalecemos a cena musical local, incentivamos a renovação artística e garantimos que a tradição sertaneja continue viva, dialogando com diferentes gerações”, frisou.
A pré-seletiva será realizada por meio de análise de portfólio, da qual serão escolhidos 30 artistas. Na etapa seguinte, os pré-selecionados se apresentarão ao vivo, no dia 13 de setembro, na Cerrado Cervejaria e devem interpretar três músicas cover. Um júri formado por cinco profissionais avaliará as performances e definirá os 20 artistas que integrarão o circuito oficial da Rota Sertaneja.
O secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, destaca que o projeto é uma iniciativa inédita com grande potencial de expansão. “A Rota Sertaneja nasce com apoio de grandes parceiros, como o Sindibares e a Abrasel, para enaltecer o gênero musical mais forte que temos em Goiás e em Goiânia. Somos a capital do sertanejo e precisamos usar isso cada vez mais a nosso favor, fazendo com que a economia gire de fato, que artistas e novos artistas possam mostrar seus talentos, gerar renda e serem reconhecidos pelo trabalho cultural que realizam na cidade”, ressaltou.
Os selecionados receberão cachê pelas apresentações, realizadas em datas e locais definidos pela organização, em parceria com os estabelecimentos participantes. “Estamos iniciando o projeto com a intenção de que ele se expanda cada vez mais, beneficiando muitos artistas, outros bares, boates, outros gêneros musicais e oferecendo ao público entretenimento de qualidade”, complementou Uugton Batista.